Menu
contador de acessos
https://issuu.com/jesusolavo/docs/ed._135

Câmara homenageou 265 anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul

05 MAI 2017
05 de Maio de 2017

O ano de 1752 é o referencial cronológico que assinala o desencadear da imigração açoriana para o Rio Grande do Sul, a partir da chegada de sessenta casais ao porto do Rio Grande de São Pedro.

A influência açoriana é percebida no folclore, danças, costumes, tradições, terno de reis, culinária e outros. Açorianos e seus descendentes foram se expandindo, constituindo-se a mais numerosa força étnica povoadora do Rio Grande do Sul, comemorando-se neste ano de 2017, duzentos e sessenta e cinco anos do povoamento no Estado.

Em reconhecimento a esta contribuição, a Câmara de Vereadores de Osório realizou na noite desta quinta-feira, dia 04 de maio, no Plenário Francisco Maineri, uma importante homenagem em reconhecimento a estes ilhéus.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente do Legislativo Osoriense e líder do PSDB, Martim Tressoldi; líder da bancada do PMDB, Vereador Ed Moraes; líder da bancada do PDT, Vereador Marcos Bolzan; Vice-prefeito Municipal, Eduardo Renda; presidente do Instituto Cultural Português, António Soares; diretora da Revista Ilha, Santa Inèze Domingos e a assessora de Cultura e Juventude, Adriana Sperandir. Estavam presentes também os Vereadores Beto Gueiê, Charlon Muller, Valério dos Anjos e Belinha, autoridades locais, imprensa e comunidade.

A abertura da solenidade contou com a apresentação da equipe da Folia do Divino em companhia dos casais Festeiros da Festa do Divino Espírito Santo de Osório, cultura herdada da herança açoriana.

O presidente do Instituto Cultural Português, António Soares recebeu das mãos do Presidente do Legislativo Martim Tressoldi e dos demais Vereadores uma placa comemorativa a data. Tressoldi enfatizou em sua fala a grande contribuição que tivemos com o povoamento açoriano, costumes e tradições que estão enraizadas em nosso dia a dia sem que muitas vezes identifiquemos sua origem.

O fechamento das homenagens teve a participação musical da cantora e compositora Loma, que abrilhantou a noite com lindas canções.

Gisele Cardoso
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Osório

 

Voltar
Tenha você também a sua rádio