Friday, 23 August 2019

 
 
Sedac participa de Fórum Regional de Cultura em Bagé
 
Dia 4 de abril, a região da Campanha sediará o 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa.  A programação, no salão Nobre da Prefeitura de Bagé, acontece durante todo o dia. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município, em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac). A secretária Beatriz Araujo já confirmou presença e estará à frente do painel “Políticas Públicas para o Rio Grande”, marcado para as 9h, com mediação do diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – ligado à Sedac –,  Ruben Oliveira. São esperados representantes do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic – Famurs) e do Conselho de Cultura do Estado (CEC).
 
                Anfitriã do encontro, a secretária de Cultura e Turismo de Bagé, Anacarla Flores, mediará o painel “A Cultura e Nossa Realidade Regional”. Momento em que secretários e coordenadores de cultura devem apresentar um diagnóstico da área com o objetivo de traçar propostas para o desenvolvimento da região nesta seara.
 
                Um dos pontos altos do Fórum será o lançamento da Carta Manifesto de Apoio à Cultura no Pampa. Documento elaborado por representantes do poder público e da sociedade civil, constituído por demandas de cada município participante.  Às 11h, a secretária da Cultura dará posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bagé. Em seguida, concede entrevista coletiva e, na sequência, se reúne com grupos culturais e com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico da cidade. Também está prevista visita da Sedac ao Centro Histórico da Vila Santa Thereza.
 
Arte e região
 
A abertura do Fórum terá apresentação do Conjunto de Cordas da Orquestra Jovem do Pampa. Além de Bagé, o evento deve contar com representantes de Santana do livramento, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Hulha Negra e Lavras do sul.
 
Rafael Varela
 
coordenador de Comunicação
Secretaria da Cultura 
 
Governo do Estado 
Rio Grande do Sul