Wednesday, 20 November 2019

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

 

Câmara prestigia abertura do 5° Open Internacional de

Patinação Artística

Competições seguem acontecendo até o dia 06 de outubro no Ginásio de

Esportes Otto Birlem

A Câmara Municipal de Capão da Canoa esteve presente na abertura oficial do
5º Open Internacional de Patinação Artística, na noite de terça-feira (01), no
Ginásio Municipal de Esportes Otto Birlem. Nesta edição o Open conta com a
participação de quatro países, Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.
Na abertura oficial com noite de gala as delegações e escolas participantes
realizam um bonito desfile de apresentação, algumas apresentações e entrega
de troféus para as autoridades, técnicos, juízes, patrocinadores e convidados
especiais.
A presidente do Legislativo, vereadora Lavina Dias de Souza (Professora
Lavina - PDT), e o vereador Ademar Duarte (MDB) representaram os
vereadores na ocasião.
De acordo com a presidente, o evento cresce a cada ano e é uma satisfação
para o município receber patinadores locais, nacionais e internacionais.
“Parabenizo a Janice Aurélio e toda a equipe da JGB pelo empenho em trazer
um bonito espetáculo para Capão da Canoa. Desde a primeira edição a
Câmara e o Executivo são parceiros na realização do Open, pois sabemos da
importância do esporte na vida das pessoas”, disse.
As competições seguem sendo realizadas até o dia 06 de outubro, no Ginásio
Municipal de Esportes Otto Birlem. A entrada é um kg de alimento não
perecível.
O evento é uma realização da JGB Patinação Artística com o apoio da Câmara,
Executivo e patrocinadores.

17:43:42

 

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Capão da Canoa
             Júlia Bozzetto
       Jornalista MTB 19335/RS 

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

 

Aberta oficialmente a 5ª edição do Festimel – Feira do Mel e do Doce, na noite desta sexta feira, 04 em Balneário Pinhal.

Centenas de pessoas prestigiaram o evento que foi aberto pela prefeita Marcia Tedesco e contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa Luis Augusto Lara, Deputado Federal Pompeo de Matos, prefeitos do Litoral Norte, autoridades municipais, comunidade e visitantes.

Emocionada, a prefeita Marcia Tedesco agradeceu a presença de todos e falou da sua satisfação em resgatar essa festa que há 13 anos não acontecia no município: “Estamos honrando um compromisso com a comunidade”, disse ao abrir oficialmente o evento, que acontece até dia 13 de outubro, no Parque Cidadão, centro de Balneário Pinhal.

Logo após, o cantor e compositor Duca Leindecker abriu a agenda de shows do Festimel: “É muito especial tocar “Pinhal” na praia do Pinhal”, referindo-se à música que ele compôs na época que integrava a Banda Cidadão Quem.

Neste sábado, será realizado o Encontro de Prefeitos  da AMLINORTE – Associação dos Prefeitos dos Município do Litoral Norte - com a palestra do secretário Estadual de Segurança Ranolfo Vieira Júnior sobre segurança no litoral.

 

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

 

 

POR RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC

Nos dias 17 e 18 de agosto, o Rio Grande do Sul vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Em alusão à data, a Secretaria da Cultura (Sedac) propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais.

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

Mais de 60 municípios gaúchos já aderiram à programação. Diariamente, novos municípios se somam às atividades que vão de visitação guiada a prédios históricos e manifestações artísticas, passando por oficinas e ações de educação patrimonial. A programação completa está disponível no site da secretaria (www.cultura.rs.gov.br). Um mapa interativo detalha tudo que vai acontecer nas cidades parceiras.

Para o assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, festejar o patrimônio cultural é festejar a própria existência da sociedade que o produziu. “É um ato de celebração de sua identidade cultural e de valorização de sua própria existência. O Dia do Patrimônio é chamamento a toda sociedade e serve como símbolo a esta atitude de autorreconhecimento e aceitação”, destaca.

Animada com a adesão dos municípios e instituições, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, revela o que representa pra ela o Dia Estadual do Patrimônio Cultural: “Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural.”

Palácio Piratini

A sede do governo gaúcho será aberta no dia 17 de agosto para visitas guiadas. No mesmo dia, o governador Eduardo Leite assina o Decreto de Regulamentação do Registro de Bens Culturais Imateriais do Estado, de acordo com a Lei 13.678, alterada pela Lei 14.155. Na sequência, a secretária Beatriz Araujo assina a portaria de tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense (localizada no centro de Pelotas) e de outras três filiais do banco, situadas em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento. O que significa que a partir deste ato estas sedes passam a fazer parte do patrimônio cultural do Estado, somando um conjunto de quatro edificações tombadas.

Rafael Varela
Coordenador de Comunicação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Cultura
+5551 3288-5446
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 10º andar
90119-900

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

A estudante formada no Ensino Médio do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Juliana Davoglio Estradioto, receberá juntamente com sua orientadora professora Flávia Twardowski, uma homenagem solene na Câmara de Vereadores no dia 19 de agosto, às 19 horas.

 

A homenagem é uma proposição dos Vereadores Ed Moares e Binho Silveira, sendo aprovada por unanimidade.

 

Juliana é responsável pela pesquisa que conquistou em maio o 1º lugar na área de Ciência dos Materiais na maior feira de Ciências do Mundo, a Intel Isef. Na pesquisa, a jovem apresentou um estudo sobre o aproveitamento da casca da noz macadâmia para confeccionar uma membrana biodegradável que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético.

 

Esta importante pesquisa foi orientada pela professora Flávia Twardowski, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Juliana é técnica em administração pelo IFRS. Desde os 15 anos desenvolveu três projetos de pesquisa na área de sustentabilidade, utilizando resíduos orgânicos para produção de materiais inovadores. Na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF) de 2019, foi a primeira brasileira a vencer o primeiro lugar na categoria de Ciência dos Materiais. Como resultado, terá um asteroide com seu sobrenome. Juliana representou o Brasil na feira em outras três ocasiões.

 

Vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2018, a aluna também foi a primeira menina a ser selecionada para representar o Brasil no Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo (SIYSS, em inglês), um evento que reúne anualmente 25 dos maiores jovens cientistas do mundo para um programa exclusivo de ciência e cultura na semana da solenidade do Prêmio Nobel.

 

 

 

 

 

_____________________________

Gisele Cardoso
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Osório